Uma visita espontânea ao meu namorado, que mora longe, acabou num caos.

«Depois de o meu marido me ter deixado, senti-me tão perdida.

Conversar contigo deu-me esperança novamente.»

«Fico feliz por teres vindo», disse ele com um sorriso caloroso e reconfortante.

«É um prazer finalmente conhecer-te pessoalmente.»

Conversámos até tarde da noite; o vinho soltou-nos a língua e aprofundou a nossa ligação.

A certa altura, o cansaço apoderou-se de mim e mal conseguia manter os olhos abertos.

«Acho que está na hora de dormir», disse eu, reprimindo um bocejo.

«Claro, deves estar cansada da viagem», disse o Juan, acompanhando-me até ao quarto de hóspedes.

«Boa noite, Lily.»

«Boa noite, Juan», disse eu com um sorriso, adormecendo — pela primeira vez em muito tempo, sentindo-me satisfeita e cheia de esperança.

Mas, na manhã seguinte, fui atingida por uma realidade cruel para a qual não estava preparada.

Acordei na rua, desorientada e confusa.

O sol começava a nascer, banhando aquela rua desconhecida numa luz suave.

A minha cabeça estava a rebentar e rapidamente percebi que o meu telemóvel e o meu dinheiro tinham desaparecido.

Estava deitada com a roupa suja, completamente indefesa.

O pânico apoderou-se de mim quando olhei à minha volta.

As pessoas começavam o seu dia, mas ninguém reparava em mim.

Tentei dirigir-me aos transeuntes, mas a minha voz tremia de desespero.

«Por favor, ajudem-me! Alguém!? Chamem a polícia!», gritei, na esperança de que alguém me ouvisse.

Mas ninguém parou.

Eles apenas me lançavam um breve olhar e depois seguiam apressadamente, como se eu fosse uma sem-abrigo – ou pior ainda.

A barreira linguística era como uma parede entre mim e qualquer ajuda possível.

Uma onda de desesperança tomou conta de mim e as lágrimas vieram-me aos olhos.

Justamente no momento em que pensei que pior já não poderia ficar, um homem alto aproximou-se de mim.

Ele tinha um rosto amigável e usava um avental, o que sugeria que trabalhava num restaurante nas proximidades.

Ele falou comigo em espanhol, de forma rápida e incompreensível.

Abanei a cabeça e tentei mostrar que não o compreendia.

Ele percebeu o problema e passou a falar num inglês imperfeito.

«Precisas… de ajuda?», perguntou ele gentilmente.

«Sim, por favor», respondi com voz trémula.

«Não tenho nem telemóvel nem dinheiro.

Não sei o que fazer.»

Ele acenou com a cabeça, compreensivo.

«Vem… comigo», disse ele, fazendo um gesto para que eu o seguisse.

«Eu… sou o Miguel.»

«Lily», – apresentei-me, tentando esboçar um sorriso fraco.

Segui Miguel até um pequeno e acolhedor restaurante na esquina.

O aroma de pão fresco e café encheu o ar, distraindo-me por um instante do medo.

Miguel conduziu-me a uma pequena sala e estendeu-me algumas peças de roupa – um vestido simples e um par de sapatos.

«Tu… vai trocar de roupa», disse ele, apontando para um pequeno lavabo.

Acenei com a cabeça, agradecida.

«Obrigada, Miguel.»

Troquei de roupa na casa de banho e senti-me imediatamente um pouco melhor.

Salpiquei água no rosto e olhei para o meu reflexo.

Apesar de tudo, senti uma centelha de esperança.

A bondade do Miguel foi como uma bóia de salvação.

Quando saí, já havia um prato com comida na mesa – ovos, torradas e uma chávena de café quente.

Ele apontou para uma cadeira e, com um gesto, convidou-me a sentar-me e a comer.

«Comida… precisas de forças», disse ele.

Sentei-me e comecei a comer.

A comida preencheu o vazio no meu estômago.

«Obrigada», disse eu novamente, com os olhos cheios de gratidão.

Miguel sorriu e acenou com a cabeça.

«Podes… usar o telefone depois.»

Enquanto comia, não conseguia deixar de pensar no que me tinha trazido até ali.

O Juan parecia tão perfeito, mas agora ficou claro que ele não era quem dizia ser.

Essa constatação doía, mas a bondade inesperada do Miguel lembrou-me de que ainda há pessoas boas no mundo.

Olhei para o corredor para ver como o Miguel estava a trabalhar e fiquei paralisada.

Ao longe, reconheci o Juan.

Ele estava com uma mulher nova, a rir e a conversar como se nada tivesse acontecido.

O meu coração acelerou e fui tomada por uma raiva avassaladora.

Como é que ele podia simplesmente continuar a viver como se nada tivesse acontecido depois do que me fez?

Corri de volta para o Miguel e tentei explicar o que tinha acontecido.

«Miguel, aquele homem, o Juan!

«É ele quem me roubou!

Temos de chamar a polícia!», disse eu, com as palavras a misturarem-se-me na pressa.

O Miguel parecia perplexo e não compreendia bem o meu inglês.

Respirei fundo e tentei novamente, falando devagar e apontando para o Juan.

«Ele roubou o meu dinheiro e o meu telemóvel.»

Pela expressão do Miguel, dava para ver que ele ainda não compreendia bem, mas acenou com a cabeça e parecia preocupado.

Percebi que precisava de ser mais clara.

Peguei num guardanapo e desenhei rapidamente um esboço rudimentar de um telemóvel e do símbolo do dólar, depois risquei-os.